Metodo
Denver
Eleito pela Time Magazine em 2012 como uma das maiores descobertas da medicina nos últimos anos, foi desenvolvido pelo MIND Institute na Califórnia
Desenvolvido pelas PhD's Sally Rogers e Geraldine Dawson, aborda todas as competências do desenvolvimento na infância, para que as crianças superem os atrasos e alcancem os melhores resultados ao longo da vida.
O Modelo Denver é um programa que combina as melhores práticas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com uma abordagem baseada na rotina, no jogo e no relacionamento, que torna a terapia divertida e eficaz.
O modelo se destaca por ajudar crianças com autismo a se tornarem participantes mais ativos no mundo. Iniciando e aceitando interações com outras pessoas, pois as interações sociais estão diretamente relacionadas as oportunidades de aprendizagem.
Nosso foco é trazer a criança para uma relação social, interativa e coordenada durante a maior parte do tempo do seu dia, pois a aprendizagem se dá nas trocas sociais.
Tem evidências científicas robustas que refletem diretamente na eficácia da prática clínica. É a única intervenção precoce para o autismo que incide sobre todos os domínios do desenvolvimento. Foi desenvolvido especificamente para crianças, tanto o currículo de avaliação como os estilos de ensino interativo e lúdico. Utiliza-se brincadeiras e atividades compartilhadas para desenvolver as habilidades socioemocionais, cognitivas e de linguagem da criança. Os procedimentos de ensino naturalistas permitem que o ESDM possa ocorrer em todos os ambientes das crianças.
Contamos com profissionais de diferentes áreas de formação, como: psicólogo, fonoaudiólogo, analista do comportamento e educador físico em nossa equipe. Tudo pensado para que a criança tenha a melhor estrutura na fase mais importante do seu desenvolvimento.
Nossa equipe trabalha de forma individualizada para que cada criança cresça e se desenvolva alcançando seu pleno potencial. Oferecemos também programas de orientação para as famílias para que tenham um papel ativo na estimulação e evolução dos seus pequenos.
O modelo prevê possíveis necessidades na alteração da intervenção quando as crianças não estão evoluindo bem, permitindo a utilização de práticas baseadas em evidências para personalizar o programa de forma individualizada. Essas adaptações podem levar a procedimentos de ensino mais estruturados ou até atividades em diferentes ambientes, como parquinhos e escolas.
O autismo é um transtorno que envolve vários déficits em diferentes áreas e com isso as crianças precisam aprender diariamente para preencher as lacunas de seu desenvolvimento e a alta intensidade da intervenção possibilita a aprendizagem em diversos domínios do desenvolvimento em um ritmo elevado.
A intervenção é de 1:1 (aplicador e criança) com duração média de 3 horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 15 horas semanais, sendo realizada no ambiente domiciliar da criança. A depender da idade, questões pessoais e comportamentais da criança, as horas diárias podem ser modificadas, podendo aumentar ou diminuir sua duração de acordo com as necessidades individuais.
Os procedimentos de ensino são inseridos em atividades lúdicas, permitindo que muitas aprendizagens ocorram durante a brincadeira.
Avaliação utilizando o checklist do ESDM Seleção e treinamento individualizado da assistente terapêutica de forma personalizada de acordo com o perfil de cada criança.
Desenvolvimento de um plano terapêutico individualizado contendo 2 ou 3 objetivos de ensino a curto prazo para cada um dos domínios do desenvolvimento (de acordo com o checklist). Projetados para serem alcançados num período médio de 12 semanas.
A meta de intervenção é definida e adaptada ao longo das semanas pela supervisora do caso, com base nos dados obtidos durante os atendimentos.
A cada 12 semanas será realizada uma nova avaliação para direcionamento do próximo plano terapêutico.
Novo plano terapêutico com novos objetivos serão estabelecidos ou os antigos serão revistos.
Antigamente as pesquisas científicas orientavam o uso do ESDM até os 5 anos, mas atualmente novas pesquisas apontam que algumas crianças podem se beneficiar do modelo até os 6 anos, sendo necessário analisar caso a caso. A partir dos 6 anos o ESDM não é mais indicado, mesmo que as competências das crianças estejam na faixa de 1 a 5 anos, pois o currículo de avaliação e o estilo de intervenção não é adequado para crianças mais velhas.
O ESDM é uma prática baseada em evidência! Existem muitos estudos, pesquisas e artigos científicos que comprovam a eficácia desse modelo e embasam a prática clínica.
O workshop ESDM tem como objetivo ensinar sobre o modelo teórico e empírico, o currículo e os princípios de ensino do Early Start Denver Model (ESDM), uma intervenção voltada para bebês e crianças pequenas com Transtorno do Espectro Autista entre 12-48 meses.
A instrutora do workshop é a Formadora Dra. Michelle Procópio.
O workshop será realizado através da Plataforma virtual ZOOM em português. O link para acesso será enviado por e-mail aos inscritos.
Sim, é necessária a leitura prévia do livro para profissionais “Intervenção Precoce em Crianças com Autismo Modelo Denver para a promoção da linguagem da aprendizagem e da socialização”.
O curso é aberto a terapeutas treinados, bem como aos pais.
Sim, um Certificado oficial de participação será emitido pelo ESDM Training Program at UC Davis MIND Institute.
MIchelle Procópio © 2024 - Todos os direitos reservados